top of page

História da Copa do Brasil

Parte 1: A Copa era de Todos

Por Ismael (Metanoia F.C.)

A Copa do Brasil é um poço de histórias, desde a primeira temporada que ela foi disputada até hoje muita coisa fora do padrão atual aconteceu, você já imaginou dois times da Segunda Divisão disputando título? Ou dois times da terceira divisão? E se você soubesse que um time da quarta divisão jogando fora de casa consagrou-se campeão da Copa do Brasil sobre um time da primeira divisão? Sem sobra de dúvidas no início do TMBrasil o mundo TM era totalmente diferente, conheça aqui a história da copa onde todos podem sonhar.

 

No início os times eram muito equilibrados, ou as divisões desiquilibradas. O motivo disso é obvio, o jogo era novo e pouco se sabia sobre ele, a primeira liga e copa ocorreram na T3 e a primeira disputa da copa foi entre os, até então desconhecidos Ipoeira AD e São Braz FC, Ipoeria estava na Segunda Divisão 2.2 e o São Braz, que se tornou primeiro Campeão da Copa do Brasil disputava a Primeira Divisão.

 

Para que dois times da primeira divisão disputassem uma final, forma necessárias 8 temporadas, o fato, comum hoje, só veio a ocorreu na T11. Na ocasião, ReaL Minas C.R.V. disputou em casa o título contra o Alcoólatras Não Anônimos P. &, mas não conseguiu levar a melhor e o Alcoólatras levou o título.

 

Para conhecermos o primeiro Bicampeão da copa foram necessárias 11 temporadas, feito conquistado pela equipe Banda do Catete, que levou o primeiro título na T5 jogando fora e seu Bicampeonato foi conquistado na T14 contra o Demolidores da Terceira divisão. Outra marca importante foi o título conquistado pelo azarão Nacional Juniores, um time pequeno, desconhecido, da Quarta Divisão, que ganhou fora de casa do Clube de Futebol do Lôxas, algo inédito e provavelmente uma marca que não será batida.

 

Primeiras finais da Copa do Brasil

A primeira disputa entre clubes que não estava na primeira divisão, fato que ocorreu na T6, foi entre Hertha Berlim S.C. e Angrametal, ambos disputando a Série B, 2.2 e 2.1 respectivamente. Na ocasião Angrametal conquistou seu título da copa com o placar mínimo, jogando fora de casa. O Fato de não ter times da Primeira Divisão na disputa do título da copa se repetiu logo em seguida, na T7 com dois times da Série C, Tricoleu FC e Barraforte FC, nesta disputa quem levou melhor foi o dono da casa, Tricoleu aplicou um 2 a 0 e levou a taça para casa.

 

Até a temporada T17 as divisões ainda estavam em formação, por isso não era difícil ver times menores batendo de frente com as equipes da primeira divisão. A partir da temporada 18 as coisas começaram a mudar, mas isto vamos ver na segunda matéria sobre a história da Copa do Brasil, A Hegemonia da Elite.

 

  • https://www.facebook.com/wix
Siga-nos no​ Facebook

Nº de Visitantes

Equipe da Revista ESPAÇO TMB

©2015 Revista ESPAÇO Trophy Manager Brasil

bottom of page